quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Mais da Mesa de Literatura: Ligia Fonseca Ferreira

Ligia Fonseca Ferreira também participará da Mesa de Literatura que será realizada no dia 18 de novembro (terça-feira) das 17h30 às 19h30. Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo, Ligia fez doutorado na França sobre a vida e a obra de Luiz Gama (1830-1882) e publicou diversos artigos, aqui e lá fora, sobre a cultura negra.

Ligia foi diretora do Centro de Línguas da FFLCH-USP e hoje é diretora cultural da Aliança Francesa de São Paulo. Ministra cursos de extensão e profere palestras promovidos pelo Centro de Estudos Africanos e pelo Centro de Estudos Comparados de Língua Portuguesa, ambos da FFLCH-USP.

É autora da reedição crítica e do ensaio introdutório da obra Primeiras Trovas Burlescas de Luiz Gama e outros poemas, que reúne a produção poética integral do autor. Esse trabalho possui um valor especial porque a obra de Luiz Gama até então estava acessível apenas em bibliotecas e através de edições póstumas recheadas de lacunas e deformações.

O escritor, jornalista e advogado abolicionista Luiz Gama foi grande defensor dos direitos dos negros e da proclamação da república no decorrer do Segundo Império brasileiro. Filho de uma ex-escrava liberta, originária da África, com pai desconhecido, Luiz Gonzaga Pinto da Gama foi escravo e conquistou sua liberdade pessoal por esforço próprio, em lutas jurídicas. Foi um poeta de feitio popular, autor de poesias e sátiras políticas e de costumes, assim como de ousados poemas líricos, quase sempre defendendo o fim da escravidão e a dignidade social do negro no país. Com seu humor corrosivo, denunciava e desafiava os senhores do poder, assim como o modo de vida preconceituoso da elite no Brasil. Seus poemas e artigos na imprensa muitas vezes alcançaram repercussão nacional.

Nenhum comentário: