quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O poeta da resistência


Não podemos falar de Raquel Trindade sem falar um pouco da vida de seu pai, o poeta, ator, teatrólogo, folclorista e pintor Solano Trindade.

2008 marca o centenário do seu nascimento, que foi no dia 24 de julho de 1908, no bairro de São José, Recife, Pernambuco. Era filho de Manuel Abílio, mestiço, sapateiro, e da quituteira Merença. Estudou até completar um ano de desenho no Liceu de Artes e Ofício. A partir de então, começa a escrever.

Seu canto poético é uma arte de resistência. Participante ativo da cultura negra do Brasil, entusiasta do maracatu, e seguidor das raízes africanas, Solano deixou marcas na história cultural do país. Sua luta apararece sob diferentes formas: nos poemas que denunciaram a escravidão; na exaltação da cultura enraizada na África e que por aqui, às vezes, é ignorada; a insistência em declamar amor como um princípio de liberdade. Considerado nosso "poeta negro", foi exemplo de força - sua obra clama por justiça. A história de Solano em defesa da cultura negra confirma esta súplica. Traz à tona a discussão sobre igualdade e liberdade em poemas repletos de musicalidade.

Raquel Trindade é convidada da Mesa de Literatura que ocorrerá no dia 18/11.


Leia mais sobre ele aqui e veja alguns dos seus poemas aqui.


Fonte: http://www.portalafro.com.br/literatura/solano/solano.htm
e http://kitabulivraria.wordpress.com/2008/08/14/tem-gente-com-fome/.

Um comentário:

André Eler disse...

Parabéns à organização da semana por conseguir nomes assim, de peso!