
O TEN surgiu em 1944 com o objetivo de valorizar o negro no teatro e criar uma nova dramaturgia. Ele faz parte do nascimento do teatro moderno, priorizando seu projeto artístico sem levar em conta o gosto médio da platéia e abrindo mão da profissionalização.
Idealizado, fundado e dirigido por Abdias do Nascimento, o TEN procura ultrapassar os limites da função artística e empreender também uma ação social: Abdias cria, então, um concurso de beleza para negras e um concurso de artes plásticas com o tema Cristo Negro. Em 1945, promove uma Convenção Nacional do Negro e, em 1950, o 1º Congresso do Negro Brasileiro. Em 1955, realiza a Semana do Negro.
O Teatro Experimental do Negro nunca atingiu a importância social que pretendia em seu tempo. Mas, em termos de história do teatro, significou uma iniciativa pioneira, que mobilizou a produção de novos textos, propiciou o surgimento de novos atores e grupos e semeou uma discussão que permaneceria em aberto: a questão da ausência do negro na dramaturgia e nos palcos de um país mestiço, de maioria negra.

Para conhecer melhor a produção acadêmica de Daniela Roberta Rosa, clique aqui.
4 comentários:
Bom dia.
Meu nome é Érica Guerra e estou no terceiro ano de jornalismo da ECA. Estou preparando um vídeo para a matéria de telejornalismo sobre o Dia da Consciência Negra e gostaria de saber se poderia filmar alguns dos eventos que serão promovidos na Semana. Também tenho interesse em entrevistar Max Mu. É possível?
Desde já agradeço,
Érica Teruel Guerra
ericateruel@yahoo.com.br
11 8669 1277
Olá Érica,
entraremos em contato por e-mail com você.
Obrigada pelo contato!
Abraço!
Muito legal o texto! não tinha muita noção sobre esse ramo do teatro!
oi me chamo vanessa moro em tumiritinga eu queria saber se o senhor poderia me fala um tipo de teatro que eu poderia apresentar na minha escola sobre o dia da conciencia negra!!!muito obrigada pela atenção.
Postar um comentário