domingo, 2 de novembro de 2008

O Teatro Experimental do Negro

Para completar a mesa de discussão de Teatro, a ser realizada na Semana da Consciência Negra, no dia 19/11 às 17h30, convidamos a doutoranda Daniela Roberta Rosa, que estuda o Teatro Experimental do Negro (TEN). Daniela iniciou seu doutorado este ano na Unicamp, depois de dedicar quase 10 anos de sua vida ao estudo da participação do negro no teatro brasileiro - seus trabalhos de graduação, mestrado e doutorado giraram em torno dessa temática.

O TEN surgiu em 1944 com o objetivo de valorizar o negro no teatro e criar uma nova dramaturgia. Ele faz parte do nascimento do teatro moderno, priorizando seu projeto artístico sem levar em conta o gosto médio da platéia e abrindo mão da profissionalização.

Idealizado, fundado e dirigido por Abdias do Nascimento, o TEN procura ultrapassar os limites da função artística e empreender também uma ação social: Abdias cria, então, um concurso de beleza para negras e um concurso de artes plásticas com o tema Cristo Negro. Em 1945, promove uma Convenção Nacional do Negro e, em 1950, o 1º Congresso do Negro Brasileiro. Em 1955, realiza a Semana do Negro.

O Teatro Experimental do Negro nunca atingiu a importância social que pretendia em seu tempo. Mas, em termos de história do teatro, significou uma iniciativa pioneira, que mobilizou a produção de novos textos, propiciou o surgimento de novos atores e grupos e semeou uma discussão que permaneceria em aberto: a questão da ausência do negro na dramaturgia e nos palcos de um país mestiço, de maioria negra.

Um dos atores que se destacaram mundialmente a partir do TEN foi o advogado Aguinaldo Camargo. Sobre ele, na ocasião de sua estréia no teatro, Henrique Pongetti, cronista de O Globo, escreveu: "Os negros do Brasil – e os brancos também – possuem agora um grande astro dramático: Aguinaldo de Oliveira Camargo. Um anti-escolar, rústico, instintivo grande ator".

Para conhecer melhor a produção acadêmica de Daniela Roberta Rosa, clique aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia.

Meu nome é Érica Guerra e estou no terceiro ano de jornalismo da ECA. Estou preparando um vídeo para a matéria de telejornalismo sobre o Dia da Consciência Negra e gostaria de saber se poderia filmar alguns dos eventos que serão promovidos na Semana. Também tenho interesse em entrevistar Max Mu. É possível?

Desde já agradeço,

Érica Teruel Guerra
ericateruel@yahoo.com.br
11 8669 1277

Assessoria J.Jr disse...

Olá Érica,
entraremos em contato por e-mail com você.
Obrigada pelo contato!
Abraço!

Ricky disse...

Muito legal o texto! não tinha muita noção sobre esse ramo do teatro!

amor disse...

oi me chamo vanessa moro em tumiritinga eu queria saber se o senhor poderia me fala um tipo de teatro que eu poderia apresentar na minha escola sobre o dia da conciencia negra!!!muito obrigada pela atenção.