quarta-feira, 22 de outubro de 2008

As Sete Artes na Semana

A programação da Semana começa, todos os dias, às 16h, com a exibição de filmes – curtas-metragens, em sua maioria. O tema dessas projeções são a Dança e a Música afro-brasileiras, além de tratar, de forma metalingüística, do próprio Cinema.

Depois dos filmes, haverá bate-papos acerca dos temas trabalhados na projeção. Contaremos, para isso, com a presença de pessoas envolvidas na produção desses filmes, ou especialistas no tema abordado.

A partir das 17h30, terão início as mesas-redondas, uma por dia. Os temas a serem discutidos serão a Literatura, as Artes Plásticas (Pintura e Escultura) e o Teatro. Cada mesa contará com a participação de acadêmicos, artistas e pessoas ligadas aos movimento anti-racismo convidados pelo Núcleo de Consciência Negra na USP. O motivo da escolha dessas artes para as mesas de debate são o ineditismo da discussão e a apropriação, por parte dos negros, desses tipos de arte para se expressar. Como objeto, o Negro está presente em todas as representações artísticas. Nestas últimas, no entanto, ele se sobressai como sujeito da arte.

Depois das mesas-redondas, estão previstas apresentações artísticas de movimentos negros, coletivos de arte e escolas de dança. Você poderá acompanhar aqui, em outros posts, a história de cada grupo que confirmou presença no evento.

Assim, com três atividades principais por dia, a Semana de Consciência Negra falará das Sete Artes, a participação dos afro-brasileiros em todas elas e como podemos acabar com o preconceito através de sua expressão.

Mais sobre os convidados da Semana nos próximos dias. Venha conhecê-los!

12 comentários:

Me and My Imagination disse...

Pretendo ir!....vamos ver até lá....gostei da iniciativa

Breno disse...

Existe alguma programação sobre a influencia religiosa africana nas artes?

Assessoria J.Jr disse...

Breno,
não está prevista uma discussão específica acerca das religiões africanas e sua influência nas artes. No entanto, isso não significa que o assunto não possa ser discutido dentro de um determinado contexto. Você mesmo, por exemplo, pode propor uma pergunta sobre esse assunto durante as mesas-redondas.
Abraço!

Assessoria J.Jr disse...

Me and my imagination,
que bom que gostou da iniciativa. Esperamos vê-lo discutindo os temas na Semana de Consciência Negra.
Abraço!

Jessica disse...

Também adorei a inciativa, estão de parabéns! Pena estar tão longe, se não com certeza participaria! ^^

Anônimo disse...

Olá...

Pessoal, quando será esta semana? Achei muito interessante, sou do DF e pretendo ir.

Anônimo disse...

Iniciativas como estas são sempre bem vindas, e acredito que quando promovidas dentro de instituições de peso, como neste caso a USP, dão mais respaldos para estas inciativas! Infelizmente, por questões geográficas não poderei participar, mas estarei acompanhando aqui pelo Blog.

Beijos

Unknown disse...

Ótima iniciativa! Infelizmente, estou a 600km longe daí...

Breno disse...

Muito interessante!

Anônimo disse...

Muito bom e pertinente.
Aliás, muito boa escolha do tema! A arte é um espelho e um sintoma da sociedade, e nada melhor que discuti-la para entender como a sociedade esta lidando com o tema.

Assessoria J.Jr disse...

Pessoal,
obrigada pela participação e pelos cumprimentos. Aos que gostariam de participar, mas moram longe, sintam-se participantes por meio deste blog! E quem puder vir, será muito bem-vindo!
A quem perguntou a data, será nos dias 17, 18 e 19 de novembro. A data será destacada no blog nos próximos dias.
Camila de Freitas, seu comentário expressa exatamente o que pretendíamos com o tema. E você explicou isso muito bem!
Abraço!

Ca disse...

Olá
Achei ótima iniciativa de vcs de discutir o negro através do tema "artes". Sempre se discute pelo viés sociológico!
E acho mais importante ainda falar do negro como produtor de arte, não só como personagem. Espero que vcs falem mto de Cruz e Souza hein! :) O maior poeta do simbolismo brasileiro...

abs