quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Romildo Rosa, em A Favorita, representa o negro?

A novela "A Favorita" causou polêmica quando foi anunciado que, não só haveria uma família de negros rica, como essa família seria rica porque o pai é um deputado corrupto. Antes disso, o negro já foi representado como bom caráter e como mau caráter, mas é raro ver uma novela com negros protagonistas.

A representação do negro nas novelas brasileiras despertou a atenção de Joel Zito Araújo, cineasta e doutor em Comunicação, que realizou, em 2000, o longa-metragem "A negação do Brasil" para tratar dessa paixão do brasileiro que, curiosamente, exclui o negro da história. O filme será exibido no terceiro dia (19/11) da Semana de Consciência Negra, às 16h.

Segundo Joel Zito, a característica multi-racial e multi-étnica do Brasil é ameaçada nas novelas, que tentam representar o brasileiro americanizado ou europeizado, sempre branco. A cultura negra tem um papel importante na formação cultural do Brasil, mas nas novelas ocorre o branqueamento do país.

Para conhecer um pouco da história da representação do negro por meio da grande paixão dos brasileiros, a novela, venha ao evento e assista "A negação do Brasil".

Nenhum comentário: