terça-feira, 21 de outubro de 2008

Por que falar de Arte?

Todos sabemos que a arte produzida por uma civilização transmite seus valores, concepções e ideologias. Sendo assim, podemos encontrar, nas representações artísticas, ideais racistas e também o contrário: mecanismos de combate ao racismo.

Então, em vez de discutirmos acerca da discriminação em relação à população afro-brasileira e de sua exclusão social, por que não discutirmos os mesmos tópicos por meio das Artes?

A Semana de Consciência Negra pretende abordar tanto o Negro como aquele retratado nas obras dos artistas, quanto o Negro sujeito da Arte, aquele que produz e se comunica com essa linguagem.

Ao discutirmos a primeira situação, poderemos entender como se deu a criação dos estereótipos da população afro-brasileira e, num círculo vicioso, como esses estereótipos foram reafirmados na Arte. No combate ao racismo, esses estereótipos são grandes obstáculos a serem transpostos, uma vez que impedem a sociedade de ver realmente o Negro.

Já na discussão do Negro como o sujeito da Arte, propomos uma abordagem diferente do que a costumeira, que define a arte produzida por afro-brasileiros como "Arte Negra". Entendemos que essa classificação não é mais do que uma maneira de exclusão, camuflada no discurso da diversidade cultural. Na realidade, ela contribui para aprofundar a estigmatização do Negro. Os artistas afro-brasileiros não deveriam só conseguir divulgar seu trabalho quando acontecem exposições temáticas sobre o Negro.

É pensando e discutindo a respeito da formação dos estereótipos por meio das Artes, e da superação disso pelos artistas negros, que caminharemos para o fim do preconceito. Essa é a proposta que norteia a Semana de Consciência Negra.

Amanhã, mais detalhes sobre a programação da Semana. Não percam!

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Primeiramente eu gostaria de parabenizar a todos que estão envolvidos nesse projeto. Vontade de fazer algo existe aos milhares, no entanto, iniciativas são poucas. Claro que existem várias razões para isso, mas isso não convém agora.
Em segundo lugar, concordo plenamente quando dizem que, a arte feita pelo negro ser definida como "Arte Negra" é somente mais uma forma de exclusão. Infelizmente, essas classificações são feitas no nosso cotidiano, e poucos são os que percebem sua amplitude. Para mim, qualquer coisa que separa o que é igual, acaba criando uma segregação. Acredito que as palavras por si só não têm significado algum, o que define é o tom para o qual elas são usadas, e o tom que são ouvidas, que as definem. Por exemplo, o próprio fato de definirmos um ser humano como Negro, Branco ou Pardo, estamos separando o que é igual em essência, o Ser Humano. O uso dessas categorias deve ser feito com cautela, nem todos sabem os seus impactos. (Apesar desse longo discurso, não estou criticando negativamente, apenas estou expressando uma opinião pessoal). OBS.: não levem a mal minha escrita, não tive intenções ruins.
Finalizando, identificar estereótipos é muito importante. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso saber o impacto daquilo. Às vezes tratamos certos assuntos com muita racionalidade, quando existe um ato irracional "sadio"/inocente(não me entendam mal por essas palavras, não consegui pensar em uma que substituísse corretamente o que queria expressar).
Portanto, me desculpem por qualquer equívoco. Não sou nenhum especialista no assunto. Apenas fiz uma expressão de algo que ainda está em formação/reformulação dentro de mim. Quero ressaltar que é uma iniciativa extremamente válida, é um "começo" com grandes expectativas. Levar as pessoas a pensarem, talvez, faça-as refletirem sobre seu papel na sociedade.

Assessoria J.Jr disse...

Olá, Miguel,
gostamos de suas idéias e concordamos com boa parte delas. Gostaríamos que você participasse do evento, que pretende ajudar todos nós a definir melhor nossos conceitos, identificar esses estereótipos e discutir o que podemos fazer para acabar com o preconceito.
A forma como as palavras são usadas faz toda diferença, com certeza. Talvez, com o tempo, não precisemos mais utilizar termos como "afro-brasileiros" porque as nossas origens já não farão diferença.
Continue participando de nosso blog! Essa discussão é o primeiro passo para o fim do racismo.
Abraço!

Jessica disse...

Mais uma vez parabéns pela iniciativa!
A única maneira de, de fato, propor mudanças é atraves do debate e da troca de conhecimento. E o projeto tem grande potencial de mudar muitas visões e propor novos olhares!
Torço para o sucesso!

Anônimo disse...

Que ótimo!!! Vou divulgar!!! Parabéns pela iniciativa!

Assessoria J.Jr disse...

Camila e Jessie,
obrigada pelo apoio! Ficamos felizes que vocês tenham gostado da proposta e queiram divulgar o evento.
Aguardamos vocês lá.
Abraço!