quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Coleção "O Negro", de Luis Trimano

Hoje vamos abrir parênteses para falar do artista plástico responsável por esta imagem de um homem negro que você vê em nosso blog*.

Trata-se de uma imagem estilizada a partir da coleção "O Negro", do artista argentino Luis Trimano. Nascido em Buenos Aires, em 1943, Trimano vive no Brasil desde 1968. Depois de estudar artes plásticas e ilustração, o artista já fez 5 grandes exposições na Argentina e suas principais obras estão no livro "Trimano, desenhos e ilustrações", da Editora Relume Dumará, de 1997.

A coleção "O Negro" pode ser vista no blog do artista: www.trimano.blogspot.com . "O Negro" foi exposto no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 2005. Sobre a coleção, o curador do Museu, Paulo Herkenhoff, afirmou: "Com 'O Negro', de Luis Trimano, um estrato social ou um indivíduo pode fabular produtivamente a história como diagrama de liberdade do imaginário, necessária ao processo, sempre incompleto, da emancipação. Esta é sua solidariedade".

Trimano cedeu gentilmente os direitos de uso das obras dessa série para trabalharmos a identidade visual da Semana de Consciência Negra. Nossos agradecimentos, então, ao artista que entendeu a história dos nossos negros de forma mais profunda do que muitos brasileiros. Que nosso evento sirva para divulgar este trabalho crítico e belo, como a arte deve ser.

*Em breve, daremos a Luis Trimano o devido crédito pela imagem usada aqui.

Nenhum comentário: