domingo, 26 de outubro de 2008

Falar em dança é falar Ismael Ivo

Ainda no dia 17 de novembro, primeiro dia da Semana da Consciência Negra, teremos a exibição de outro curta-metragem, "O rito de Ismael Ivo", de Ari Cândido Fernandes.


Ismael Ivo é o bailarino e coreógrafo negro mais conhecido na Europa. Em 1983, entrou para a companhia de dança do coreógrafo americano Alvin Ailey, em Nova York. Depois disso, mudou-se para Berlim para continuar desenvolvendo sua dança, já que a Alemanha estava fervendo com a dança-teatro. O coreógrafo funde à sua raiz negra a dança moderna, o butô japonês e o teatro-dança alemão. Em 2005, Ivo assumiu a curadoria do Festival Internacional de Dança Contemporânea da Bienal de Veneza, um dos mais importantes eventos de dança do mundo.

O filme "O rito de Ismael Ivo" foi feito em um período que o bailarino considera a transição entre o Ismael que tinha vontade de sair do país e evoluir, mas sem perspectiva concreta, e o Ismael que dirige a Bienal de Dança de Veneza. No curta, ele fala sobre suas performances, a dança e a dificuldade para conseguir uma posição satisfatória na profissão.

Ficha técnica:

Filme: O rito de Ismael Ivo
Duração: 12 min.
Ano Produção: 2003
Origem: Brasil (SP)
Cor / PB: cor
Elenco: Ismael Ivo, Mara Borba
Roteiro: Ari Cândido Fernandes
Direção de Arte: Billy Castilho
Som: Artur Bandeira, Lia Camargo
Edição de Som: Edu Felistoque
Música: Marcos Delduque, Dudu Tucci, João Bôsco, Arrigo Barnabé
Montagem: Cristina Amaral
Edição: Ari Cândido Fernandes
Continuidade: Rogério Moura
ProduçãoExecutiva: Edu Felistoque
Assistência de Produção: Luís Carlos Soares
Produtora: ZYD Produções, Bambu Filmes

Um comentário:

Unknown disse...

Ismael Ivo é um artista superlativo. A lembrança de seus espetáculos permanece de modo longevo na memória. Apresentar esse artista para as platéias e colocar seu trabalho em discussão é algo estimulante para qualquer apreciador daquilo que a Arte Brasileira tem de melhor. Grande Ismael!